As festividades típicas do fim do ano trazem consigo além da celebração, diversas tradições. Se tratando do Natal, um dos principais elementos decorativos que podem deixar a sua casa ainda mais manera (e no clima do jingle bells), é a nossa querida árvore de Natal. Então, chegou a hora de conferir dicas super legais para montá-la e se divertir, deixando o seu espaço cheio de boas energias natalinas!
QUANDO MONTAR SUA ÁRVORE DE NATAL?
Embora o Natal seja mais um estado espiritual do que somente uma data, tendo em vista a sua tradição, em geral o momento de prepará-la com todo carinho e deixá-la visível em algum local de destaque em seu lar é no dia 30 de novembro. Falta pouco, hein! Atenção para as próximas dicas…
O QUE NÃO PODE FALTAR?
Como o Natal pode ser considerado uma grande festa de confraternização, sendo ela muito difundida em diversas partes do ocidente, esse fato possibilita a brincadeira com o imaginário de cada um.
Isso quer dizer que a linguagem do Natal extrapola as fronteiras da comunicação verbal. Dessa forma, símbolos diversos, cores, formas, sons e até cheirinhos podem conectar você e seus convidados ao mundo mágico do Polo Norte, a família Noel e seus duendes.
Então, quanto à árvore de Natal, o básico para montá-la de acordo com a sua decoração poderá ser:
O pinheiro – Aparentemente, para montar a árvore natalina é “imprescindível” a tal da planta. Porém, em geral, no Brasil optamos por modelos que imitam um pinheiro, o qual poderá ser da estatura e imponência correspondente a sua disponibilidade de custeá-la e ao tamanho do seu ambiente.
Entretanto, como estamos trabalhando com a simbologia natalina, qualquer outro objeto pode ser a sua árvore. Essa é a magia do Natal!
Fonte: Pinterest
Cores – Quem não reconheceria as nuances do Natal? O único problema é saber dosar e manter a harmonia. Vermelho e verde são tradicionais e chamativos, já o dourado e o prata dão o efeito glam, mas também são os grandes curingas. Ah, e não se esqueça do branco, ele é paz!
Fonte: Pinterest
Luzes – Natal é luz! Então, Pisca-pisca é a palavra. Colorido ou tradicional? Você decide, só não pode faltar, hehe.
Fonte: Pinterest
Adornos típicos – No Natal, só a árvore não basta! Temos também os elementos complementares (como na decoração ou na moda). Por isso, fazemos o uso de mini ou maxi penduricalhos como: bolas, sinos, pompons que simulam a neve, touca do Papai Noel, anjinhos, e muitos outros! Saiba que o importante aqui é mais a distribuição de tudo isso em sua árvore.
Fonte: Pinterest
Enfeite de topo – Esse é toque de mestre de toda boa árvore de Natal. No galho central e mais acima (o de maior destaque) é interessante a escolha de um enfeite único e vistoso. Vale estrela, laço, Papai Noel, enfim…esse é o grand finale!
Fonte: Pinterest
COMO SURPREENDER O BOM VELINHO?
Fonte: Pinterest
Todo mundo sabe que o Papai Noel deve ser um senhor muitíssimo ocupado, por isso, seria muito gentil de nossa parte dar uma mãozinha pra ele, certo?
Se somente à meia noite do dia 25 de dezembro ele visitará de bom grado todas as casas das crianças comportadas da Terra, deixando seus respectivos presentes, pode ser que para fins decorativos você possa chegar antes dele. Afinal, o Natal é uma dádiva!
Nesse caso, a dica é encapar caixas antigas e de diferentes tamanhos com papéis de presentes do seu agrado para simular o visual das lembrancinhas do bom velhinho embaixo de sua árvore antes mesmo dele chegar. Que tal?
Gostaram das dicas da Casa Manera pra incrementar a sua decor de fim de ano? Já dá pra sentir o gostinho do Natal!